Programação da aula
·
Objetivo
da equipe
A equipe tem o objetivo de
desenvolver o conhecimento e o ensino-aprendizagem com as crianças das séries
iniciais em escolas inclusivas.
·
Estrutura
curricular
1-Modalidade: educação
básica – séries iniciais
2-Componente curricular:
ciências
3-Tema: animais (conhecendo
os animais)
·
Dados
da aula
1-Título: Conhecendo os
animais
2-O que o aluno poderá
aprender com esta aula: O objetivo da aula é que o aluno conheça os principais
animais que são vistos por eles no dia-a-dia, que aprendam a escrever seus
nomes e a desenvolver o cognitivo, intelectual e também o raciocínio lógico, já
que vão precisar associar os nomes dos animais com as figuras visuais e seus
respectivos sons.
3-Duração: 1 aula/ 45
minutos
4-Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno: É proposto que o professor faça uma
breve introdução do que vai ser visto na aula seguinte, colocando-os em harmonia
com o assunto. Os alunos vão ficar mais atentos quando ouvirem ou encontrarem
assuntos relacionados com o tema a ser desenvolvido na turma.
5-Palavras-chave: animais,
mamíferos, répteis, cadeia alimentar;
·
Estratégias
e recursos
1-Passo
a passo da aula: Iniciaremos a aula mostrando alguns animais mais conhecidos em
todo o contexto do dia-a-dia das crianças, fazendo com que eles memorizem ou se
lembrem de algum, após essa visualização colocar os sons dos mesmos animais
para eles associarem com a imagem e tentarem descobrir os nomes dos respectivos
bichos. Com isso eles já estarão mais preparados para receber uma folha
contendo quatro doa animais que foram exibidos, para colorirem e escreverem
seus nomes em baixo dos mesmos, assim, fixarão os nomes, as imagens e os sons
de alguns dos variados bichinhos visto por eles no decorrer dos dias, ajudando
também na escrita, na fala, e na observação para desenvolver a atividade
proposta.
2-Recursos
utilizados: Nesta aula seriam utilizados vídeos e iamgens para mostrarem os
animais, a multimídia para a realização da tarefa de relacionarem sons,
imagens, nomes e o que vier em suas mentes que talvez, estejam associados com a
atividade.
·
Avaliação
A avaliação seria feita a
partir do proposto em sala de aula. A associação proposta, a escrita correta
dos animais, e a relação de aprendizagem e desempenho do aluno na tarefa.
Alguns vídeos que possam ser
utilizados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário